Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Indisponibilidade dos Sistemas SIASGnet e SICAF.
Início do conteúdo da página

Tramitação de documentos no Governo Federal pode ser realizada por meio de aplicativo

  • Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 11h25

Para ter acesso ao Aplicativo do SEI, órgãos devem aderir à versão 3.0 do sistema

A partir de agora, está disponível nas principais lojas virtuais o Aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) (inserir versão final da página sobre o app: http://www.planejamento.gov.br/pensei/sc-microsite/aplicativo-sei). A nova ferramenta permite que servidores de órgãos públicos que aderiram ao SEI tramitem eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Para utilizar o aplicativo é necessário que o órgão faça instalação da versão 3.0 do SEI.

 Para os órgãos que utilizam a versão anterior do SEI e têm interesse em utilizar os recursos mais atuais que a ferramenta permite, basta acessar o Manual de Instalação disponível aqui (https://softwarepublico.gov.br/social/sei/manuais/manuais-de-instalacao). O aplicativo do SEI pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

 Se a instituição ainda não iniciou a implantação do SEI, é necessário seguir as orientações para adesão que estão disponíveis na página http://www.planejamento.gov.br/pensei/como-aderir.

 “O aplicativo do SEI permite, de forma prática e ágil, consultar e tramitar processos eletrônicos administrativos, tornando mais eficiente o serviço público federal”, ressalta o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

 Passo a passo para começar a utilizar o aplicativo:

·         Passo 1: Acesse a loja virtual compatível com seu smartphone ou tablet (disponível apenas para Google Play ou Apple Store) e baixe o aplicativo do SEI em seu dispositivo móvel.

·         Passo 2: Acesse o SEI do seu órgão, no seu computador do trabalho, e localize o QR Code disponível abaixo do menu na tela de controle de processos.

·         Passo 3: Com o QR Code aberto na tela do seu computador, abra o aplicativo do SEI, já instalado em seu dispositivo móvel (conforme indicado no passo 1), acesse a opção “Trocar órgão” e, em seguida, acesse a opção “Ler código” para a leitura através da câmera do seu smartphone ou tablet.

·         Passo 4: Pronto! Você já está habilitado a usar o SEI por meio do seu telefone celular ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 O aplicativo foi criado por meio de parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, e com apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O TRF4 foi o órgão que criou e cedeu gratuitamente o SEI para o Governo Federal.

 Hoje o SEI é a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e reduziu gastos nos 111 órgãos e entidades federais que já aderiram ao sistema. Por meio da gestão eletrônica, o SEI elimina trâmites em papel, resultando na celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, além de promover transparência.

 “O SEI já está presente em quase toda a Administração Pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade”, diz Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.

 

Fim do conteúdo da página