Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comprasnet Mobile
Início do conteúdo da página

Comprasnet Mobile

Perguntas e Respostas

1- Como faço para instalar o aplicativo?
2- Preciso ter cadastro no Comprasnet para acessar o aplicativo?
3- Quais funcionalidades estão disponíveis no aplicativo?
4- O aplicativo está disponível para quais versões de sistema operacional?
5- O que são licitações exclusivas?
6- Como faço para receber notificações de licitações de meu interesse?
7- O que é uma linha de fornecimento?
8- Como devo selecionar minha linha de fornecimento?
9- Vou receber notificações diariamente?
10- Não consigo visualizar compras quando seleciono a opção “Licitações”.
11- Se eu selecionar/parametrizar o filtro “Mostrar licitações com itens exclusivos para ME/EPP”, vou visualizar somente licitações exclusivas?
12- Que tipo de mensagem é enviada na “Central de Mensagens”?
13- Posso acompanhar minha licitação pelo aplicativo (enviar propostas, dar lances, conversar com o pregoeiro, etc)?
14- Preciso de outros aplicativos instalados para visualizar os editais?
15- É necessário ter acesso a internet para acessar a licitações?
16- O que devo fazer, em caso de dúvidas e sugestões?

1- Como faço para instalar o aplicativo?
Você poderá instalar o aplicativo através das lojas Google Play e Apple Store, pesquisando por Comprasnet Mobile.

voltar

2- Preciso ter cadastro no Comprasnet para acessar o aplicativo?
Não é necessário. O acesso é livre e gratuito.

voltar

3- Quais funcionalidades estão disponíveis no aplicativo?
Até o momento, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

•Central de Mensagens – Permite o recebimento de comunicações oficiais sobre o Comprasnet.
•Filtros – Permite a configuração de filtros e o recebimento de avisos sobre as licitações publicadas no dia.
•Licitações – Permite a visualização de detalhes das licitações, como por exemplo: Objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item (ns) licitado (s), entre outros.
•Download de Edital – Permite realizar o download de editais.
•Compartilhar Licitações – Possibilita o envio das informações da licitação, contendo o link para visualizar os itens e realizar o download do edital, por e-mail e redes sociais.

Outras funcionalidades estarão disponíveis em breve.

voltar

4- O aplicativo está disponível para quais versões de sistema operacional?
Android 4.1 ou superior e iOS 9 ou superior.

voltar

5- O que são licitações exclusivas?
São procedimentos licitatórios destinados à participação exclusiva de pequenas empresas cujo valor estimado seja de até R$ 80.000,00
Para licitações exclusivas em que a adjudicação seja por preço global (lote), deve-se considerar o valor estimado de R$ 80.000,00 para o lote. Em licitações por item, o valor estimado de R$ 80.000,00 serve para o item.

voltar

6- Como faço para receber notificações de licitações de meu interesse?
Assegure-se de que as notificações estejam ligadas nos ajustes do dispositivo móvel.

Para dispositivos que utilizam o sistema iOS (iPhone e iPad) Vá em Ajustes > Notificações e verifique se a opção Permitir Notificações para o aplicativo Comprasnet Mobile está ativa.

Para os dispositivos que utilizam o sistema Android, vá em Configurações > Notificações e verifique se a opção de notificações para o aplicativo Comprasnet Mobile está habilitada.

Para configurar as notificações:

  1. Toque em Filtros no Comprasnet Mobile;
  2. Toque em Adicionar;
  3. Digite a palavra chave de seu interesse (Ex: computador), selecione a Linha de Fornecimento e Região e toque em  para aplicar a seleção;
  4. Caso queira receber avisos de licitações que possuem itens exclusivos para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), marque a opção Mostrar licitações com itens exclusivos para ME/EPP;
  5. Toque em  para aplicar os filtros.

voltar

7- O que é uma linha de fornecimento?
Linha de fornecimento é o agrupamento de materiais ou serviços compatíveis com seu ramo de negócio.
Exemplo: Uma determinada empresa comercializa equipamentos de informática, suas linhas de fornecimento poderão ser: “Computadores”, “Informática – manutenção de computadores” entre outros.

voltar

8- Como devo selecionar minha linha de fornecimento?
Você deverá pesquisar por uma palavra chave, e o aplicativo irá apresentar as linhas de fornecimento e os materiais ou serviços que contêm a palavra que está sendo pesquisada.
Por exemplo, se pesquisar por “Monitor”, poderão ser apresentadas todas as linhas de fornecimento que contêm o termo “monitor” em sua composição. Caso exista no catálogo de materiais e serviços, também serão apresentados os materiais e serviços que contém o termo monitor e sua respectiva linha de fornecimento.
O usuário deverá ficar atento à apresentação do resultado de sua pesquisa à linha de fornecimento. A apresentação do resultado está estruturada pela classe do item pesquisado. Por exemplo, se o usuário pesquisar por “cadeira”, o aplicativo carregará os seguintes resultados (mais abrangentes): mobiliário doméstico, mobiliário para escritório, equipamentos individuais. Assim, o usuário receberá notificações de pregões publicados cujo objeto contemple a(s) linha(s) adicionada(s).
As seleções feitas no aplicativo não estão vinculadas, por enquanto, ao perfil do usuário cadastrado no Sicaf ou no ComprasNet, uma vez que o aplicativo ainda não está integrado ao perfil dos usuários nesses sistemas. Contudo a base de dados do catálogo de materiais e serviços é a mesma.

voltar

9- Vou receber notificações diariamente?
Você receberá notificações diárias de todas as compras publicadas no Comprasnet para os filtros escolhidos na funcionalidade Filtros.

voltar

10- Não consigo visualizar compras quando seleciono a opção “Licitações”.
Acesse a funcionalidade Filtros e indique pelo menos uma linha de fornecimento.

voltar

11- Se eu selecionar/parametrizar o filtro “Mostrar licitações com itens exclusivos para ME/EPP”, vou visualizar somente licitações exclusivas?
Sim.

voltar

12- Que tipo de mensagem é enviada na “Central de Mensagens”?
Você receberá mensagens referentes ao Comprasnet, ou seja, novidades, avisos de manutenções programadas, lançamentos e orientações.

voltar

13- Posso acompanhar minha licitação pelo aplicativo (enviar propostas, dar lances, conversar com o pregoeiro, etc)?
A versão atual não dispõe de funcionalidades interativas, mas estamos trabalhando para disponibilizar evoluções futuramente.

voltar

14- Preciso de outros aplicativos instalados para visualizar os editais?
Caso deseje ler os editais e anexos, será necessário ter instalado um leitor de PDF, um leitor de documentos e um aplicativo descompactador de arquivos, tendo em vista que diversos arquivos estão compactados (.zip).

voltar

15- É necessário ter acesso a internet para acessar a licitações?
Sim.

voltar

16- O que devo fazer, em caso de dúvidas e sugestões?
Procure a Central de Atendimento por meio dos seguintes canais:
•Atendimento via portal (preferencial): http://portaldeservicos.planejamento.gov.br
•Atendimento telefônico: 0800 978 9001.

voltar

Fim do conteúdo da página