Você está aqui: Página Inicial > Páginas > Servicos/FAQ > Perguntas e Respostas - Comprasnet - SCP - Sistema de Cartão de Pagamento

Perguntas e Respostas - Comprasnet - SCP - Sistema de Cartão de Pagamento

FAQ

Comprasnet - SCP – Sistema de Cartão de Pagamento

1 – Como obter o perfil/habilitação para acesso ao SCP – Sistema de Cartão de Pagamento?

2 – Como acessar o SCP – Sistema de Cartão de Pagamento?

3 - Como consultar a transação e/ou fatura de compra e saque?

4 – Onde encontrar informações sobre questões NORMATIVAS/LEGISLAÇÃO (Leis, Decretos e Instruções Normativas)?

5 – Como fazer o Detalhamento/Inclusão da Nota Fiscal de Compra?

6 - Como proceder quando o valor da nota fiscal é IGUAL ao valor total do saque?

7 - Como proceder quando o valor da nota fiscal é MENOR que o valor do saque?

8 - Como proceder quando o valor da nota fiscal é MAIOR que o valor do saque?

9 - Como gerar a GRU – Guia de Recolhimento da União?

10 – Como devolver o saldo do saque não utilizado, sendo que o valor é menor ou igual a R$ 30,00?

11 - É possível fazer o detalhamento da compra/saque gradativamente ou parceladamente?

12 - Como registrar no Sistema o valor do saque que não foi utilizado dentro dos 3 dias úteis?

13 - Porque, não está conseguindo incluir o item de material e/ou serviço na nota fiscal?

14 - Porque a COMPRA ou a NOTA FISCAL não estão disponíveis para realizar o detalhamento?

15 - Como fazer quando o Serviço realizado não pode ser pago com o Cartão?

16 - Em caso de DÚVIDAS e/ou PROBLEMAS ou outras SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS no SCP?

 

 

1 – Como obter o perfil/habilitação para acesso ao SCP – Sistema de Cartão de Pagamento?

Para obter acesso ao SCP – Sistema de Cartão de Pagamento do Governo Federal, o cadastrador parcial do seu órgão/unidade deverá acessar o Senha Rede, na opção HABUSUSIS, informar o CPF do servidor e assinalar a opção SUPRIDO.

Voltar

2 – Como acessar o SCP – Sistema de Cartão de Pagamento?

Para acessar o SCP – Sistema de Cartão de Pagamento do Governo Federal, siga as orientações abaixo:

  • https://www.comprasgovernamentais.gov.br
  • Em GESTOR DE COMPRAS, clique em Cartão de Pagamento;
  • Clique no link PRODUÇÃO;
  • Em Perfil, selecione Governo, informe CPF e senha (a mesma senha utilizada para acessar o SIASG) e clique em “ACESSAR”.
  • Clique em Serviços do Governo, SCP

Voltar

3 - Como consultar a transação e/ou fatura de compra e saque?

Após acessar o SCP, clique em “Detalhar Compra/Saque”.

Será exibido o Quadro Informativo com o número do CPF e nome do portador do Cartão de Pagamento.

Selecione o tipo de consulta que deseja realizar (Transação/Fatura).

Se selecionar TRANSAÇÃO, informe Data Início, Data Fim e clique em Pesquisar.

O período deve ser no máximo de 30 dias.

Se selecionar FATURA, informe Mês e ano do extrato e clique no botão “Pesquisar”.

Após selecionar a opção desejada, serão apresentadas todas as Compras e Saques realizados no período pesquisado;

No campo DETALHAR, clique no ícone, para realizar/consultar o detalhamento.

Importante:

Para cada TRANSAÇÃO tem um indicador que informa a situação do detalhamento: INICIADO, CONCLUÍDO e NÃO INICIADO.

Voltar

4 – Onde encontrar informações sobre questões NORMATIVAS/LEGISLAÇÃO (Leis, Decretos e Instruções Normativas)?

Todas as informações/orientações sobre as questões NORMATIVAS/LEGISLAÇ O, estão disponíveis no Portal de Compras Governamentais no seguinte endereço:

Se a dúvida persistir, solicitamos enviar a sua solicitação para o Ministério do Planejamento através do Portal de Compras Governamentais da seguinte forma:

  • Acesse o site http://www.comprasgovernamentais.gov.br;
  • Clique em “Contato”;
  • Em seguida clique em “Clique aqui para obter informações sobre Legislação.”
  • Preencha os campos solicitados e clique em “Gravar”

Voltar

5 – Como fazer o Detalhamento/Inclusão da Nota Fiscal de Compra?

Após consultar a transação de Compra e Saque;

  • Clique no ícone da coluna “Detalhar” da transação desejada;
  • Clique em “Inserir Nota Fiscal”.
  • Preencha os campos solicitados e em seguida clique em “Salvar” e em “OK”.

Voltar

6 - Como proceder quando o valor da nota fiscal é IGUAL ao valor total do saque?

Quando o valor da Nota Fiscal for o mesmo valor total do Saque, inclua a nota Fiscal e em seguida inclua o(s) item(ns).

O sistema exibirá o saque como concluído e o saldo a detalhar, zerado.

Voltar

7 - Como proceder quando o valor da nota fiscal é MENOR que o valor do saque?

Quando o valor da Nota Fiscal for menor que o valor do saque, ao efetuar o detalhamento do saque, se o valor sacado não for inteiramente utilizado, o valor restante deve ser devolvido através da emissão e pagamento de uma GRU – Guia de Recolhimento da União.

O valor utilizado deverá ser detalhado, ou seja, a nota fiscal deverá ser incluída e os itens também. Em seguida, gere a GRU com o valor restante.

Voltar

8 - Como proceder quando o valor da nota fiscal é MAIOR que o valor do saque?

Para essa situação, detalhe 02 (dois) saques para a mesma nota fiscal, através dos seguintes procedimentos:

  • Detalhar o primeiro saque, clicando no ícone “Detalhar”, inserir a nota fiscal, observando que no campo “Valor Total”, o valor a ser digitado é o valor total na Nota Fiscal, portanto será um valor maior que o valor do saque, em seguida inserir o item;
  • Para concluir a nota fiscal detalhe o segundo saque e como a nota fiscal já foi incluída, clique no botão “Pesquisar Nota Fiscal”.
  • O Sistema exibe a relação de notas fiscais com saldo disponível para vinculação, selecione o número da nota fiscal e clicar no botão “Selecionar”.

Observe que o sistema já vinculou a nota fiscal ao saque, portanto não é necessário incluir o item novamente.

Voltar

9 - Como gerar a GRU – Guia de Recolhimento da União?

Para gerar a GRU, selecione o ícone “Detalhar” do saque, cujo o valor sacado não foi inteiramente utilizado.

Após clicar em “Detalhar”, preencha os campos existentes no formulário “Dados da GRU”, conforma abaixo:

  • No campo DESCRIÇÃO: informe a descrição do recolhimento;
  • No campo DATA DE EMISSÃO: informe a data de emissão da GRU;
  • No campo SALDO: informe o valor que será devolvido aos cofres da União;
  • Em seguida clique no botão “Confirma GRU”.

Importante:

-Caso a diferença entre a data de emissão da GRU e a data do saque seja superior a 3 (três) dias, informe o motivo pelo qual o recolhimento não foi realizado no prazo legal;

-Gerado o formulário da GRU. O suprido deverá efetuar pagamento no Banco do Brasil.

-Efetuado o pagamento da GRU, o usuário poderá acessar o sistema e incluir o “Código de Autenticação Bancária”.

-O documento (GRU) poderá ser digitalizado e anexado ao sistema, para isto basta clicar no link “Clique aqui”, disponibilizado no rodapé do formulário “Dados da GRU”.

Voltar

10 – Como devolver o saldo do saque não utilizado, sendo que o valor é menor ou igual a R$ 30,00?

NÃO é necessário gerar GRU com valor menor ou igual a R$ 30,00, mas é necessário informar o valor no Sistema.

Para informar/registrar este valor no Sistema seguir os procedimentos abaixo.

  • Após incluir a Nota Fiscal/Recibo e o item, Informar os dados da GRU;
  • No campo “Descrição”, Informe que a GRU vai ser apenas CONFIRMADA e não gravada.
  • No campo “Data da Emissão”, informe a Data da Confirmação da GRU.
  • No campo “Saldo”, informe o saldo da GRU e clique em “Confirmar GRU”;
  • Clique em “Voltar” e observe que o ‘Saldo a Detalhar’ foi zerado.

Voltar

11 - É possível fazer o detalhamento da compra/saque gradativamente ou parceladamente?

Sim. O detalhamento da Compra/Saque poderá ser feito gradativamente ou parceladamente.

Para isso, após incluir a Nota Fiscal, sair do Sistema, acessá-lo novamente e incluir os Itens e/ou outra Nota Fiscal.

Voltar

12 - Como registrar no Sistema o valor do saque que não foi utilizado dentro dos 3 dias úteis?

Gere a GRU – Guia de Recolhimento da União, normalmente e informe no campo próprio dentro do Sistema, a justificativa da não utilização dentro dos três dias úteis.

Voltar

13 - Porque, não está conseguindo incluir o item de material e/ou serviço na nota fiscal?

NÃO existe no CATALOGO de MATERIAL e/ou no CATALOGO de SERVIÇO o item que está sendo incluído. Para solucionar o problema, solicite a INCLUSÃO do ITEM no sistema conforme os procedimentos abaixo:

  • Acesse o Sistema SIASG, módulo SIDEC, opção PEDIDO – Pedido de Catalogação de Item;
  • Utilize a opção Inclui / Altera Pedido de Item IALPEDITEM, tecle o ENTER para um pedido novo;
  • Em seguida preencha os campos solicitados, DDD, FONE, RAMAL, FAX, E-MAIL.
  • TIPO, informe M para MATERIAL e S para SERVIÇO.
  • NOME do ITEM a ser incluído.
  • UNIDADE de FORNECIMENTO do ITEM.
  • No campo SIGLA – tecle f1 e informe a primeira letra da sigla do radical.
  • No campo CAPACIDADE – preencha a capacidade do item com número inteiro.
  • No campo UNID.MEDIDA – tecle f1 e informe a primeira letra da sigla do radical da unidade de medida, se houver.

Importante: Quando o indicador de embalagem estiver com a letra N, não é necessário preencher o campo CAPACIDADE e UNID.MEDIDA.

  • Na tela seguinte SELECIONE O TIPO DE MATERIAL DO SEU PEDIDO com X e tecle ENTER.
  • Informe as CARACTERÍSTICAS FÍSICAS e APLICAÇÃO do item e tecle ENTER.

Voltar

14 - Porque a COMPRA ou a NOTA FISCAL não estão disponíveis para realizar o detalhamento?

A compra ou a nota fiscal só ficarão disponíveis 15 dias, a partir do dia que a transação foi efetuada.

Voltar

15 - Como fazer quando o Serviço realizado não pode ser pago com o Cartão?

O Serviço poderá ser pago com o SAQUE e o Recibo do Pagamento deverá ser detalhado no Sistema.

Voltar

16 - Em caso de DÚVIDAS e/ou PROBLEMAS ou outras SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS no SCP?

Entre em contato com a Central de Atendimento do Serpro através de:

Formulário Eletrônico: disponível no Portal de Compras Governamentais;

E-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou

Telefone: 0800-978.2329

Voltar