Você está aqui: Página Inicial > Páginas > Eficiência Energética

Eficiência Energética

Apresentamos o Manual para Etiquetagem de Edificações Públicas - Gestor Público , o qual foi elaborado pelo subgrupo de Edificações Públicas Sustentáveis do Grupo Técnico Operacional – EPS/GTO, coordenado pela Eletrobras, visando a operacionalização e suporte técnico à implantação da Instrução Normativa SLTI n.º 2/2014. Objetiva orientar o gestor no processo de obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para edificações públicas, sejam novas ou reformadas, em observância ao disposto na IN.

O Manual apresenta ao gestor público os principais conceitos concernentes à temática de eficiência energética em edificações, bem como os principais programas governamentais que atuam nesta área. Inclui as vantagens de se adquirir uma etiqueta e como funciona o processo para sua obtenção, tanto na etapa de projeto quanto na etapa de edificação construída, detalhando a documentação necessária para que seja realizada a avaliação da eficiência energética da edificação. Casos de licitação de projetos e obras, que incluam a etiquetagem da edificação, também estão descritos no Manual, bem como os cuidados necessários na elaboração dos termos de referência e dos cronogramas de execução dos editais de licitação e na fiscalização da obra. Ao final do Manual são apresentados checklists, relacionando a documentação a ser providenciada para realizar o processo de etiquetagem, as considerações que devem ser feitas nas diferentes etapas do processo licitatório em suas diversas modalidades, além dos itens que devem ser verificados durante a fiscalização da obra para garantir a eficiência energética da edificação.

Através desta publicação, procuramos oferecer um apoio técnico operacional ao gestor público, disponibilizando ferramentas efetivas para a implementação da Instrução Normativa SLTI n.º 2/2014. Sabemos que cada processo licitatório, de projeto e de construção, é particular e, portanto, caberá ao gestor adaptar as informações contidas no Manual para o caso de sua administração.

Boa leitura e bom trabalho!

Manual para etiquetagem de edificações Públicas

 

Passo a Passo para etiquetagem


imagerealtorioarA.jpg

Relatório para especificação técnica de

Condicionadores de Ar com eficiência energética “A”

imagemEficiencia.JPG

Folder Informativo sobre Contratações Públicas

de Projetos e Construções com Eficiência Energética


Boas práticas  e iniciativas

para promover o uso racional da energia elétrica


Convocamos instituições públicas de todo o país e de todas as esferas para enviar dados de consumo energético de seus edifícios (tipologia de escritórios, área útil acima de 500m2