Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 16/11/2016 - Planejamento participa de reunião da Rede de Produção e Consumo Sustentáveis da CNI

Notícias

16/11/2016 - Planejamento participa de reunião da Rede de Produção e Consumo Sustentáveis da CNI

Definição de “Critérios de Sustentabilidade para Compras Públicas” foi pauta da reunião da Rede de Produção e Consumo Sustentáveis (PCS)  na Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia 9 de novembro de 2016, na qual o Diretor de normas e Sistemas de Logística, do MP, Sr. Wesley Lira, compôs a mesa de abertura.

A Rede PCS tem como objetivo principal criar de forma gradual as bases para a construção de padrões de produção e consumo sustentáveis. Além disso, é um espaço para o amadurecimento do conceito e alinhamento sobre o tema.

 Na reunião foi apresentado e discutido relatório com resultados de estudos sobre compras públicas sustentáveis no Brasil. A iniciativa fomenta o uso de certificações, rótulos ambientais e outras ferramentas voluntárias de mercado em apoio ao programa federal de Compras Públicas Sustentáveis. O estudo foi realizado no âmbito do Projeto Sustainable Public Procurement and Ecolabelling (SPPEL), do Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

 O Diretor do DELOG destacou a importância do poder de compra do governo e o desafio das Compras Públicas Sustentáveis no sentido de promover mudança no padrão produção e consumo. “A compra pública tem de ser permeada de planejamento, em todos os ciclos da compra. Criar planos de aquisições que sejam eficientes e econômicos.”

 Wesley destacou a importância do tema para a Administração Pública, registrou que a área de normas do DELOG está revisando importantes normativos com intuito de que essas normas contribuam com a formulação de planos de contratações, propiciando um novo padrão comportamental do gestor público diante das Compras Públicas.